O Fascismo Cotidiano
segunda-feira, abril 20, 2009 | Author:
O texto a seguir aborda as várias faces que o fascismo assume atualmente e é baseado, principalmente, nos livros "Por uma outra globalização"(Milton Santos), "O fascismo cotidiano" (Nelson Werneck Sodré) e "Rascunho digital diálogos com Felippe Serpa".


O termo "fascismo" é bem conhecido porque nomeia um movimento totalitário de direita ocorrido na Itália, porém não se restringe ao mesmo. Pode-se denominar fascismo qualquer forma de ação totalitária ou sua justificativa no plano ideológico, que não deixa de ser outra ação totalitária. O fascismo não acabou e ,ao contrário do que pensam muitos, hoje suas manifestações são as mais diversas possíveis. Um claro exemplo é a ideologia, o processo de afirmação da mentalidade hegemônica, tão presente no dia-a-dia. As causas e conseqüências do fascismo são muitas e aqui se rão citados apenas algumas.


Uma das principais causas do fascismo é a tentativa de imposição de uma globalização de cima para baixo, comandada pelas chamadas, de maneira eufêmica,multinacionais,as empresas que estão no topo e que ,segundo sua lógica,devem manter-se lá a qualquer custo.Uma conseqüência imediata desta causa , é a alienação coletiva.Esta tem uma relação de causa e efeito com a ideologia,pois a ideologia,caso não seja combatida, gera a alienação e a alienação cria condições para que a dominação ideológica se reproduza,entre em processo de expansão. Ainda sobre ideologia,é interessante analisar o papel da mídia que impõe a chamada " Tirania da informação sem que ninguém (ou quase ninguém) perceba. Esta tirania é fundamental para processo hegemônico de alienação, pois ,para muitas pessoas, a informação obtida através da mídia chega a ser inquestionável. Quando obtém-se a informação contrária numa aula de história,por exemplo,questiona-se o professor e não o monopólio. Isso ocorre porque a informação falsa,manipulada, já foi digerida tantas vezes que torna-se verdadeira. A imposição da globalização como fábula ,e não como perversidade, é um problema sério, pois faz quer que ela ( a globalização) apresenta-se a todos com a mesma face e intensidade,o que não é verdade. O culto a falsos ídolos e a um falso deus(O capital,uma roupa nova,um carro zero,um ator de tv,um Paulo Coelho, quem será ele?) também são conseqüências da globalização.Outra conseqüência da imposição da globalização de cima para baixo é a violência estrutural característica do nosso período,esta só necessita de uma observação: a cada dia ocorrem mil "casos Isabella" e a mídia grande faz-se de morta. Para que haja uma evolução faz-se necessária uma revolução,uma imposição de baixo para cima,uma revolução que tenha como base a diferença e não a homogen eidade do discurso hegemônico,a solidariedade e não a competição, o conhecimento e não a alienação, história e antropologia e não psicologia, o comunismo e não fascismo.


"Para além da morte

O infinito,

A vidavivente,

O jogojogante,

O instituinte,

Também para além da vida"

(Felipe Serpa)

por Rodrigo Bezerra de Matos

“Aquele que botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo.”
(Joseph Proudhon)
This entry was posted on segunda-feira, abril 20, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 21 de novembro de 2013 às 09:41 , Unknown disse...

hmmmmmmm, Texto interessante, porém ainda fiquei com algumas dúvidas sobre o fascismo. :s