Na semana anterior um fato político mereceu uma reflexão. Tratou-se da cassação do mandato do governador do Maranhão e seu vice sob a acusação de abuso de poder econômico.
Não tenho nenhuma base fundamentada para analisar o mérito da decisão do TSE. Tenho convicção de que todos os abusos em todas as instâncias políticas devem ser punidos de acordo com a lei, pelos tribunais constituídos, para que o estado de direito esteja plenamente consolidado.
O que me deixou confuso foi a posse de um candidato derrotado nas urnas com mais de cem mil votos de diferença, em substituição ao candidato cassado. O anseio do povo no exercício da democracia política foi ferido. Creio que nova eleição poderia ser realizada, pois o moderno sistema eletrônico de votação brasileiro permite a realização de uma nova eleição sem maiores transtornos.
A decisão tomada pelo TSE para que o governador Jackson Lago (PDT) fosse cassado, acusado de abuso de poder econômico, e a candidata derrotada nas urnas, Roseana Sarney (DEM) tomasse posse, parece uma piada.
O lado jocoso da situação está no fato de um adversário político da família Sarney ter sido acusado de “abuso de poder econômico”. Ora, a oligarquia Sarney é dona, segundo o blog www.locoporti.blog.br, do Jornal O Estado do Maranhão, da TV Mirante, Rádio Mirante AM e FM, 35 emissoras de rádio e 13 retransmissoras da TV Mirante no interior, pra falar somente no poder midiático.
Bom, mas se alguém desejar fazer alguma reclamação deve dirigir-se ao Fórum José Sarney, e procurar a sala da Defensoria Pública chamada Kiola Sarney.
Vale salientar que a presidenta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Nelma Sarney, tomou todas as providências legais para que ato posse da nova governadora, na Assembléia Legislativa, ocorresse com segurança.
A população do estado do Maranhão espera que a governadora empossada cumpra os dois anos de mandato que resta, priorizando as áreas mais carentes do estado como saúde e educação, exercendo com competência e ética o seu mandato, sob o olhar atento do Tribunal de Contas do estado que se chama Roseana Murad Sarney.
Por Cory Matos
Céu
Há 3 semanas
1 comentários:
sabia que havia algo de errado nessa história...