Senegal Folk Festival
domingo, março 01, 2009 | Author:
Jefferson Gonçalves & Kleber Dias no Senegal Folk Festival

Recentemente fiz uma tour no Senegal e posso dizer sem dúvida alguma que foi uma das melhores viagens que fiz e por isso resolvi dividir um pouco com vocês.

Eu e Kleber saímos do Brasil no dia 02 de junho, fizemos conexão na França e depois seguimos para Dakar, a única reclamação que tenho a fazer foram ás 9 horas e meia que ficamos sem fazer nada no aeroporto da França para pegar nossa conexão, mas isso logo foi esquecido assim que chegamos em Dakar.


Chegamos na noite do dia 03 de junho e nosso show foi no dia 07 de junho, conseguimos nos dias que antecederam o show fazer uma boa tour pela cidade e conhecer um pouco da cultura, hábitos e costumes do povo, isso foi muito bom!


No dia do show fizemos a passagem de som na parte da tarde e para nossa surpresa o local estava lotado de crianças e todas ficaram olhando para nós com olhares do tipo: “O que esses malucos estão fazendo aqui?”.

Nosso anfitrião, Cheikh Guissé, foi quem explicou o que estávamos fazendo em Dakar e nos apresentou a criançada, os Guissés fazem um trabalho social em Dakar e são super respeitados pelas crianças e adolescentes.


Quando fomos apresentados elas logo perceberam minhas tatuagens e fizeram várias perguntas, na verdade eu não entendi nada, somente uma, que era: “É pra sempre?”, não sai?”, entendi a pergunta pelas expressões dos rostos das crianças e pelos gestos que faziam, pois o que foi falado, eu não entendia nada! (risos)”.

Vamos ao show!

A noite foi aberta pelo cantor senegalês Ousmane Touré com um show bem agradável. Antes de fazer carreira solo, ele fazia parte do grupo Frères Touré kunda.


A seguir, foi a nossa vez , apresentamos um repertório instrumental com músicas dos três CDs lançados - Gréia, Gréia ao vivo Conexão Nordeste e Ar puro - o público adorou, pois a seleção de canções que escolhemos, mostram as misturas de ritmos que estão mais evidentes. As canções “Teto preto” e “Nosso groove”, do disco “Ar puro”, fizeram o público levantar e dançar.


Na última música tocamos “Asa branca”, foi à única música cantada e nela houve a participação do grupo Frères Guissé.


Na passagem do som, tocamos essa música e eles gostaram da melodia e do ritmo, explicamos o que a letra dizia e à noite Djiby Guissé trouxe uma letra em wolof, um das línguas usados por eles e resolvemos tocar todos juntos. Foi muito interessante essa mistura.


Depois de “Asa branca”, deixamos o palco e deu-se início a apresentação dos Guissé. Eles são bastante conhecidos e têm vários sucessos em seu país. No show eles mostraram antigos sucessos e as novas canções do novo cd que será lançado em breve.

Fomos convidados para retornar ao palco para tocarmos duas canções: “Silmaxa”, composição dos Guissé e que está gravada no novo disco com título em wolof "Yakaar" que traduzindo para o português quer dizer Esperança, a segunda música foi "Tajabone", música tradicional senegalesa que foi gravada pelo cantor e multi-instrumentista Ismaël Lo no CD intitulado "Sénégal".

Ele fez um lindo arranjo para harmônica e na hora que executei o tema, o público ficou de pé e bateram palmas, foi um momento lindo no show.


Fiquei impressionado como essa música é conhecida. Sempre que era tocada, o povo reconhecia, outra coisa que me impressionou foram ás gravações que escutei de bandas africanas que usam a harmônica em suas músicas.

No dia seguinte ao show fizemos um grande passeio em um parque estadual e tiramos fotos de vários animais, entre eles um rinoceronte e conhecemos a árvore símbolo do Senegal, o Baobab, nesse parque tinham vários tipos dessa árvore e em especial um muito parecida com um elefante.


A viagem foi ótima, saímos de Dakar com saudades dos amigos que fizemos e com a esperança de firmar essa parceria entre Brasil – Senegal, nossa intenção é poder trazer artistas Senegaleses para o Brasil e assim mostrar o grande potêncial desses artistas e um pouco dessa cultura tão rica e pouco divulgada aqui pelos nossos lados.


Veja as fotos: Click aqui

por Jefferson Gonçalves

This entry was posted on domingo, março 01, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 6 de março de 2009 às 20:28 , edmar pita disse...

oi amigo, obrigado por adiconar o banner do meu blog. Se você tiver um banner 120x60 me avisa pra eu adicionar, mas eu já adicionei um link pro seu blog.