Gênio do Renascimento ou assassino?
segunda-feira, julho 27, 2009 | Author:
Michelângelo

Como diz o ditado: “Por trás de todo grande gênio, existe um grande fuxico”. Nunca ouviu essa frase? Talvez seja por que acabei de inventá-la. Mas tudo bem, o gênio da vez é o grande pintor e escultor do renascimento, Michelângelo. De mentalidade difícil e bastante egocêntrico, passou a assinar suas obras somente depois de um episódio que teria talvez ferido sua auto-estima. Após terminar Pietá para a Basílica de São Pedro, estava curioso para saber o que as pessoas iriam pensar de sua obra. Daí, misturou-se a uma multidão que admirava sua escultura e fazia elogios. O problema foi que as pessoas atribuíram o trabalho a vários outros artistas, menos ao verdadeiro. Durante a madrugada, Michelangelo teria voltado ao templo e escrito o seu nome no peito de Maria. Conta-se ainda que para produzir Cristo em escultura, ele teria matado a facadas um rapaz, com o intuito de dissecar o cadáver e estudar os músculos que lhe serviriam de modelo para sua obra. Genialidade ou loucura? É claro que os grandes estudiosos não acreditam que o escultor teria sido capaz de cometer esse crime, mas o fuxico existe ainda hoje.


Pietá - Basílica de São Pedro
A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.» (Fonte: Wikipédia)

por Thiago Magno

This entry was posted on segunda-feira, julho 27, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 28 de julho de 2009 às 19:14 , Josiane disse...

Fuxicos eternizam lendas. Ou será melhor: Verdades??? Os fuxiqueiros de plantão que o digam!!! rsrsrs...