Fotografias
terça-feira, junho 16, 2009 | Author:
Uma das maiores descobertas do homem foi a fotografia. Você já parou para pensar nisso?

Desde a pré-história, o homem se mostrou um observador, através das pinturas ele tornou a sua realidade imortal, preservada para sempre.

A fotografia tem esse poder, nos tornar imortal.

É como se antes dela, as pessoas não tivessem realmente existido, não houve um, digamos, registro histórico, as pinturas fizeram isso um pouco, mas a fotografia em si, tem realmente esse poder, ela capta um momento e uma realidade e guarda tudo aquilo para sempre. Tem também o poder de nos refrescar a memória, às vezes, olhando fotos antigas, chegamos a chorar e nos transportar para um momento que talvez tivesse ficado esquecido se não fosse aquela simples fotografia.

Tenho pena das pessoas que viveram antes da fotografia, é como se não tivessem realmente existido mesmo, mesmo lendo alguma passagem histórica importante, é como se existisse uma enorme lacuna quando não nos são apresentadas fotos.

Outro dia houve uma certa repercussão em torno de uma história de que Beethoven era negro (?!?!), em termos de sua genialidade, nada muda, mas em termos de arquivamento em nosso cérebro, mesmo fugindo de certos preconceitos, isso iria mudar bastante, nosso ponto de vista visual seria profundamente afetado diante desse novo fato.

A imagem de Jesus Cristo é um fato que faz disso uma realidade. Ninguém aceitaria a imagem de um Deus Salvador feio, mesmo ele sendo descendente do povo judeu (que é muito fora dos nossos padrões), Jesus teria e terá sempre que ter os padrões de beleza vigentes na sociedade a que serve.

Bendita seja a fotografia que me imortaliza, que me faz viver todos os meus personagens das minhas várias personalidades de forma real e agente da sociedade. Deus te abençoe!!!

por Michel Macêdo

Foto: Daniel Fidelis

This entry was posted on terça-feira, junho 16, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: