Calçadas de Juazeiro
domingo, junho 21, 2009 | Author:

Pessoas, conversas, histórias
Do trabalhar na plantação ao brincar na infância
Ensinamentos, experiências, aprendizado
Na doce lembrança contada com orgulho e sem premência
Assim a vida caminha, no ritmo do pôr-do-sol

Sentado a calçada o tempo vai como o vento
Beleza, amor, alegria
Há na moça que passa
Saudade, doçura, simplicidade
No olhar de quem fica


|
This entry was posted on domingo, junho 21, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 1 de julho de 2009 às 18:38 , Anônimo disse...

Por coincidência, ano passado publicamos um poema com quase o mesmo nome no Joaseiro.com. Vejam só:

As calçadas de Juazeiro
Célia Morais

Ai que saudades que eu tenho
Das calçadas de Juazeiro
Quando eu era bem pequena
E brincava o dia inteiro
Nas calçadas de tijolo
Sempre eu chegava primeiro

Eram calçadas tão largas
Mais pareciam uma pista
Andava de bicicleta, patinete e patins
As da Rua Padre Cícero
Eram lindas de morrer
E nas Malvas nem se fala
Pois foi lá onde eu morei

Calçadas também escutavam
Histórias de assombração
Depois vinham as brincadeiras
Camaleão olha o rabo dele
Noites passam depressa
Não tinha televisão

Passou-se o tempo e eu passei
A ver o que não queria
A ver o que aconteceu
E acho que não gostei
Calçadas de Juazeiro
Não tem mais, desapareceu

Tem calçada que sobe
Tem calçada que desce
De repente ela encurta
De repente ela cresce
E nesse vai e vem
A coluna é que padece

Você acha isso certo?
Você acha isso bom?
Ver o povo na rua
Pois calçada não tem
E já se perguntou
Porque isso acontece

Só encontra a resposta
Quem dirige um transporte
Você acha isso grosseiro?
Falta de educação?
Pois isso só acontece
Pra quem mora em juazeiro
E é coisa sem solução

Eita terrinha sem lei
Terrinha sem urbanismo
Aqui não dá para cantar
“Se essa rua fosse minha…”
Pois se você for tentar
Você cai é num abismo

Uma coisa vou lhe dizer
É uma pena que seja assim
Pois eu amo essa terrinha
Terrinha do meu Padim
E tomo a liberdade
De achar isso ruim

Com calçada ou sem calçada
Vou ficando por aqui
Estou beirando os setenta
Não ando mais de patins
Pra que calçada tão grande
Pra que calçada sem fim.

Juazeiro do Norte, 05 de junho de 2008

http://joaseiro.com/2008/07/21/as-calcadas-de-juazeiro/