Xadrez Nacional
domingo, outubro 04, 2009 | Author:

Às vezes recebemos uma notícia e nos bate àquele vontade incontida de dizer , "já não era sem tempo", pois é, no último dia 25 de setembro o Ministério do Esporte, instituiu grupo de trabalho, com prazo de cento e vinte dias para conclusão, com a finalidade de estudar o cenário da prática de xadrez no Brasil e construir um plano nacional de desenvolvimento do xadrez educacional.

O grupo de trabalho está composto por representantes do Ministério do Esporte, MEC, Confederação Brasileira de Xadrez entre outros, num total de oito membros imbuídos dessa importante missão, da qual esperamos resultados concretos a serem postos em prática o mais rápido possível, pois é redundância falar sobre a importancia intelectual para o estudante o aprendizado e a prática do xadrez.

Os países comunistas têm incluído o "xadrez" como matéria escolar, com aprofundamento no início do século passado, não foi à toa portanto, que os russos dominaram mais da metade do século XX o cenário mundial do xadrez. Para termos hoje uma ideia do que representa o apoio de políticas públicas para o xadrez educacional - que tem ocorrido em outros países - o Grande Mestre Alexandr Fier - número 1 do ranking no Brasil - é, com muito mérito, apenas o 95º no ranking mundial da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

A prática do xadrez educacional sedimenta o foco em ações para desenvolvimento intelectual do jovem. Esse certamente é o principal e louvável objetivo, mas como em qualquer modalidade esportiva, ter atletas no topo em competições internacionais estimula e dissemina a prática para além dos muros.

Por Cory Matos
|
This entry was posted on domingo, outubro 04, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: